As Coordenadas

Onde você está neste momento?

Cadastrado em 12/10/2015 22:43
Atualizado em 31/12/2017 14:04

Guia passo-a-passo / Tuturial por Archipèlagus

As Coordenadas

Coordenadas

As coordenadas geográficas são dados que indicam a localização exata de qualquer ponto no planeta Terra, usando como referência a Linha do Equador para medir a longitude (Sul ou Norte) e o Meridiano de Greenwich para medir a latitude (Leste ou Oeste).

EXEMPLO   As coordenadas geográficas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, são: 22° 57' 6.26" S  43° 12' 37.66" O  (22 graus, 57 minutos e 6,26 segundos ao Sul da Linha do Equador; e 43 graus, 12 minutos e 37,66 segundos a Oeste do Meridiano de Greenwich).

Coordenadas da vida

As Coordenadas, no Archipèlagus, são os indicadores que nos ajudam a entender melhor "onde estamos na vida" neste momento.

Trata-se de um conjunto de 40 Parâmetros de Autoavaliação que ajudam os Navegantes do Arquipélago a visualizarem a sua própria situação atual na vida em referência ao Ser, ao Saber, ao Fazer e ao Ter. Em outras palavras, as Coordenadas ajudam o Navegante a responder à seguinte pergunta:

"Levando em conta o meu propósito de realização pessoal completa, onde é que eu estou neste momento?"

 

Parâmetros

Os 40 Parâmetros, no Archipèlagus, são agrupados em 4 âmbitos: SER, SABER, FAZER e TER.

  • SER: engloba 10 parâmetros relacionados ao nosso corpo, mente e espírito: saúde física, saúde emocional, nutrição, vida familiar, vida amorosa e afetiva, amigos e vida social, vida espiritual, autoestima e apresentação pessoal, preservação pessoal e descanso físico e mental.
  • SABER: engloba 10 parâmetros culturais e de conhecimento: conhecimentos técnicos, conhecimentos liberais, conhecimentos da humanidade, comportamento social, nível de informação, nível de raciocínio, nível de comunicação, cosmopolitismo, tecnologia e autoconhecimento.
  • FAZER: engloba 10 parâmetros políticos, no sentido de poder de decisão pessoal e de participação nas decisões sociais: ordem e eficiência, iniciativa e proatividade, adaptação e flexibilidade, ética e honestidade, liderança e influência, cidadania e direitos, deveres e compromissos, metas e foco, liberdade e autonomia e autorrealização.
  • TER: engloba 10 parâmetros econômicos, ligados ao acesso e uso de bens materiais: renda, gastos e orçamento, poupança e investimento, trabalho e carreira, natureza e ar livre, habitação, mobilidade, consumo consciente, solidariedade e hobbies e satisfações pessoais.

 

Autoavaliação

O Navegante procura conhecer a sua "localização" pessoal em cada parâmetro a partir de duas Autoavaliações: a Qualitativa e a Quantitativa.

  • Autoavaliação Qualitativa: o Navegante dá uma nota de 0 a 10 a cada parâmetro, a fim de qualificar a importância que atribui ao parâmetro em questão; e outra nota, também de 0 a 10, mas agora a si mesmo, para qualificar a sua própria situação no tocante a cada parâmetro. Por exemplo: "Numa escala de 0 a 10, a importância que eu atribuo ao Descanso Físico e Mental é 10, mas a nota que eu dou a mim mesmo em termos de Descanso Físico e Mental neste momento é 6".
  • Autoavaliação Quantitativa: o Navegante informa o tempo médio diário que dedica a atividades relacionadas com cada parâmetro. Por exemplo: "7 horas e 20 minutos para Descanso Físico e Mental; 8 horas e 50 minutos para Trabalho e Carreira; 0 horas e 10 minutos para Contato com a Natureza e Vida ao Ar Livre; 1 hora e 35 minutos para Nutrição"...

 

Visualização das Coordenadas

Depois de fazer a Autoavaliação Qualitativa e a Autoavaliação Quantitativa, o Navegante pode visualizar graficamente as suas Coordenadas pessoais e "enxergar" melhor a sua "situação" atual na vida: quais são os parâmetros em que está mais forte ou mais frágil, bem como a quais parâmetros está dedicando mais tempo e quais está dedicando menos tempo.



Tags da postagem

Ordem e Eficiência Uso da Tecnologia cabine de comando archipelagus

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar